Accueil > Actualités ultramarines > Exposition de tissus du Vietnam (Lisbonne, jusqu’au 30 novembre (...)

Exposition de tissus du Vietnam (Lisbonne, jusqu’au 30 novembre 2015)

Le 18 novembre 2015 à 14h58

Exposition de tissus du Vietnam
Mostra de Têxteis do Vietname

Patente ao público até 30 de Novembro
Na Escola Artística António Arroio, Lisboa
Lisbonne, jusqu’au 30 novembre 2015



"Nos inícios do século XVI, após a conquista de Malaca por Afonso de Albuquerque em 1511, novos caminhos e novas perspectivas de comércio se perfilaram no horizonte dos Portugueses, já habituados a navegar em mares desconhecidos. Coube a Tomé Pires a tarefa de se informar junto de outros estrangeiros mercadores e de transmitir esses saberes na Suma Oriental que enviou a D. Manuel I.
Foi nesse contexto que surgiu pela primeira vez, em língua portuguesa, uma referência às terras do “Reino do Champá” e do“Reino da Cochinchina” (ou Cauchinchina) que desde 1802 passaram a ser designadas por Vietname. Escreveu Tomé Pires que na “Cauchinchina” tinham toda a variedade de tafetás, melhores, maiores, mais largos e finos que em todas as outras partes e as melhores sedas soltas coloridas ; tudo isto muito fino e feito sem a falsidade que tinham as coisas de outras partes .
Se já no século XVI eram muito apreciadas as sedas da “Cochinchina”, nos séculos posteriores os antepassados dos Vietnamitas exportaram cada vez maior quantidade para novos mercados, europeus e asiáticos e parte dessa produção foi escoada pelos Portugueses.
Com as vicissitudes das guerras e a consequente deslocação de povos, ao longo dos tempos, as montanhas do Vietname acolheram novos grupos étnicos minoritários que se fixaram na terra, com o seu saber e experiência, nomeadamente os povos do grupo Thay, mestres na arte da tecelagem.
Esta pequena mostra, de uma colecção particular, exemplifica alguma da diversidade da produção têxtil dos nossos dias produzida em território vietnamita e insere-se no âmbito das comemorações dos 500 Anos de Amizade Portugal-Vietname a decorrerem em 2015-2016."

Source de l’information :
http://www.cham.fcsh.unl.pt/ac_actividade.aspx?ActId=364